Escolha uma Página

O head de marketing das empresas está passando por uma inflexão. Tradicionalmente o CMO das empresas sempre foi o cara da marca e da publicidade. Mas hoje em dia existe uma expectativa enorme em cima do líder de marketing das empresas.

É esperado que o CMO assuma uma posição de protagonismo na transformação digital e dos negócios dentro das empresas. Por isso é preciso invadir e trabalhar junto com as outras áreas.

  • Que ele ajude Recursos Humanos no engajamento dos funcionários que são influenciadores importantes da marca no mercado, representando a empresa.
  • Que tenha um casamento perfeito com a área de Vendas. A área de Venda nunca dependeu tanto do marketing para ter sucesso como agora.
  • Que seja o melhor amigo de TI porque o marketing hoje é completamente dependente de consumo intensivo de tecnologia da informação.

Liderança Transformacional

A empresa deposita no CMO e na organização de marketing um papel de liderança transformacional. Se o CMO se mantiver confinado nas áreas tradicionais como branding e publicidade, ele vai murchar como um balão que desce dos céus até se apagar.

Um exemplo formidável de iniciativa nesse sentido é o projeto Fast Pitch implementando internamente na PepsiCo North America, que desafia os times de marketing da empresa a pensarem em novas ideias para áreas críticas de negócio, com a chance de receber uma bolada de dinheiro para ativação de novas ideias em marketing.

O objetivo é inspirar uma cultura de experimentação rápida, melhorando a agilidade da empresa no desenvolvimento e implementação de novas idéias, além fomentar uma transformação na cultura corporativa.

O estudo “2016 State of Digital Transformation report” afirma que a transformação digital nas empresas é liderada primariamente pelo CMO em 34% das organizações.

Confesso que a minha percepção pessoal é diferente disso. Um outro estudo apontou que 48% dos 30 maiores varejistas dos USA demitiram seus CMOs nos últimos 12 meses. Tais executivos estão sendo substituídos por profissionais com qualificações de conhecimento digital consideradas superiores aos antigos donos do cargo.