Escolha uma Página

A blogosfera pode ser considerada um fenômeno recente, tanto quanto a própria internet, embora muitas pessoas já tenham nascido nesse maravilhoso mundo.

Muitos se aventuram na blogosfera em busca de notoriedade e dinheiro, sendo que o segundo não vem sem o primeiro. Quanto mais conhecido, mais reconhecido e respeitado, mais acessos têm o blogueiro. Quanto mais acessos, maior a possibilidade de ganhos, seja através da vinculação do blog a um negócio próprio, seja através da veiculação de campanhas promocionais de outras empresas, pela via dos programas de afiliados.

Só que vida de blogueiro não é assim tão fácil. Além do conteúdo relevante, de se transformar num influenciador, além dos esforços necessários para referenciar o blog nos sites de busca e uma boa estratégia para alinhar o conteúdo editorial do blog com o conteúdo comercial, é preciso ter uma estratégia de combate à concorrência.

A concorrência, ela quer tomar o seu lugar

A concorrência pode ser encarada como uma coisa boa para todos. Sempre que uma empresa ou um blogueiro compete pela preferência de leitores e consumidores, todo mundo sai ganhando. Quem oferece o conteúdo é obrigado a se aperfeiçoar, ampliar seus horizontes, conhecer mais, escrever, fotografar, filmar e apresentar melhor. Quem consome, lê e compra ganha com a variedade de opções e a competição por qualidade.

É, porém, desse ambiente competitivo que surge um problema e uma exigência. O problema é que para cada nicho surge, em escala descomunal, cada vez mais blogueiros, especialistas e influenciadores. É preciso estabelecer estratégias para se diferenciar nesse mundo em que todo mundo fala ao mesmo tempo, muitos sem terem a menor ideia do que estão falando, mas, mesmo assim, influenciando as pessoas.

Dentro do problema, já está uma dica para você montar uma estratégia vencedora, que é provar que o seu conteúdo é melhor. Voltamos para todo aquele processo de fazer melhor, mas é preciso convencer as pessoas de que você faz melhor.

A frequência de posts é super importante

A exigência imposta pela competição, pela enxurrada diária de conteúdo sobre o mesmo tema, é a frequência de posts. Não basta ser o melhor, é preciso estar presente diariamente na vida das pessoas. Desenvolver um relacionamento com o seu público. É preciso ocupar o seu lugar e defendê-lo com unhas e dentes.

Para ter um blog de sucesso, o ideal é que se publique conteúdo regularmente. Se houver canais definidos de divulgação, eles devem ser divulgados diariamente. É preciso ter uma rotina programada, uma disciplina e um modelo de divulgação que o identifique e distinga. Uma logomarca, um slogan, uma forma exclusiva de apresentar o conteúdo nas redes sociais, tudo isso é importante dentro desse conceito de frequência de posts.

As pessoas precisam reconhecer seu blog, mas, acredite, se você se comprometer com toda essa estratégia de divulgação, mas não tiver uma regularidade nas postagens, alguém tomará o seu lugar no coração do seu público.

Para que isso fique mais claro, basta recorrer a um exemplo offline. Você tem um programa na televisão que você gosta. Você liga naquele canal sempre naquele mesmo horário para assistir ao programa. Num determinado dia, o programa que passa sempre naquele horário, religiosamente, não vai ao ar. Qual a possibilidade de você pegar o controle remoto, mudar de canal e substituir o antigo?

É isso. Agora que você está ciente do quanto é importante a frequência de posts, vamos tentar descobrir se você é verdadeiramente um influenciador?